Programa Tudo Sob Controle da Rádio Verdes Lagos FM

Thu, 23 Sep 2021 10:08:49 -0300 / 0 Comentários

O entrevistado desta quinta-feira, 23 de setembro, no Programa Tudo Sob Controle da Rádio Verdes Lagos FM, foi o Presidente do Sindicato dos professores dos municípios de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu e Verê, professor Antônio de Abreu Castanha.

Ele falou sobre a importância do Sindicato nas discussões dos planos de carreira e salarial da categoria, as reposições salariais, direitos e deveres dos associados e convênios firmados entre a entidade e diversas empresas, inclusive sobre o plano de saúde.
Por último ele comentou sobre o impasse gerado em torno da reposição de 5,02% em março deste ano, na data base da categoria. A reposição foi de acordo com o IPCA, para corrigir as perdas.
A Lei municipal prevendo a reposição foi elaborada seguindo orientação do Tribunal de Contas do Paraná, que autorizava os Prefeitos a aplicar o IPCA.
No entanto o prefeito de Paranavaí, impetrou com uma ação no STF e o Ministro Alexandre de Moraes concedeu uma liminar suspendendo a orientação do Tribunal de Contas do Paraná.
Com isso, mais de 90% dos prefeitos do Paraná que haviam dado a correção na data base dos servidores, estão inseguros e temem sofrerem improbidade administrativa.
Em Dois Vizinhos, o Prefeito Carlinhos Turato suspendeu a reposição e passou a depositar o valor em uma conta especifica. E na segunda-feira, enviou um projeto para a Câmara de Vereadores, revogando a Lei que previa a reposição de 5.02% aos servidores.