Não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos, diz ministro

Wed, 03 Mar 2021 10:43:02 -0300 / 0 Comentários

O ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, afirmou hoje que não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos. Na coletiva de imprensa sobre a política externa, realizada, nessa terça (02), Araújo disse que a crise com embaixador chinês no país está superada.

No ano passado, a Embaixada da China respondeu ao deputado Eduardo Bolsonaro, que acusou o país oriental de espionagem cibernética com a tecnologia 5G. A representação chinesa disse que a posição do filho do presidente era inaceitável e que ele defendia os interesses do governo americano.

Ernesto Araújo também disse que o Brasil prioriza as relações com os Estados Unidos e que essa postura não mudou com a derrota de Donald Trump na eleição.

O chancelar comentou o pedido de um senador americano para que o governo brasileiro se posicionasse em relação a invasão da sede do parlamento dos Estados Unidos por apoiadores de Trump.

O ministro das relações exteriores defendeu a atuação do país em relação as pautas ambientais e disse que o Brasil foi convidado pelos Estados Unidos para uma nova cúpula do clima neste ano.

Araújo disse ainda que a política externa brasileira está comprometida com inserção do setor industrial do país no mercado internacional e com o apoio do Brasil ao combate ao narcotráfico.

Logo Radioagência Nacional